segunda-feira, 8 de março de 2010

Genótipo e Fenótipo

Início de post: Celular - Av. Ant. Carlos - Entre 17:30 e 18:00 do dia 05/03


    É engraçado associar a matéria de biologia genética a uma coisa tão irrelevante, mas segue a minha tese: 
"As aparências devem herdar traços genéticos de personalidade tão notáveis como o próprio DNA."
       Posso afirmar seguramente baseando em vivência e obsevação que isso é verídico. Quem nunca passou pela situação de alguém dizer que você é parecido demais com alguma outra pessoa? O fato é que às vezes as aparências são maiores do que imaginamos.

      Mas como poderíamos explicar casos de semelhanças entre pessoas que não são da mesma família?Simples. Acredito que, mesmo muito distante, todos nós, humanos, carregamos um pouco do mesmo material genético e esse material pode fazer com que sejamos muito parecidos fisicamente e psicologicamente com outra pessoa que nunca vimos na vida!

      Parece loucura mas nas férias minha mãe teve uma experiência assustadora que eu lembrei e parei para pensar. Quando ela esteve internada para uma cirurgia, uma mulher que estava internada no mesmo quarto que ela era muito parecida com uma conhecida nossa fisicamente, inclusive a voz. Minha mãe perguntou se ela era parente dessa nossa conhecida (que não irei citar o nome) e ela não era. Aí está o fenótipo. Mas o fenótipo é feito apenas das aparêcias e esse caso não se trata apenas de uma "gêmea desaparecida", mas além da aparência elas eram parecidas na personalidade. Os mesmo gostos, o mesmo estilo, a mesma maneira de falar! Eu quase cheguei ao ponto de dizer que eram as mesmas pessoas, até olhar a ficha médica e ver que os nomes não batem. 

     Eu passo por coisas semelhantes dentro da família, mas isso é muito comum. Tenho primas e tias que se parecem comigo (mesmo eu achando que não), mas sei que carregamos mesmo material genético e isso pode acontecer.
Eu sei que ficaria muito assustada se um dia eu saísse na rua e trombasse, do nada, com uma "gêmea" desconhecida. Já basta uma Izabella como eu nesse mundo! :)

     Independente de sermos parecidos com alguém fisicamente ou psicologicamente, eu digo que é bom sempre valorizarmos as diferenças entre as pessoas. Ninguém é igual a ninguém. Sempre haverá ideias, pontos de vista e gostos diferentes, mesmo que concordemos com quase tudo. E isso é o bom da vida! Aprender com as diferenças, viver com as diferenças, construir um ser humano melhor dentro de nós com tolerância e mente aberta! O ser humano é uma caixinha de surpresas. Essas surpresas podem ser agradáveis ou não, cabe a nós decidirmos se queremos ou não aprender com elas.

     Ficam esses conselhos para vocês hoje! :) Tolerância, mente aberta e paz!


Bjiin na bunda!
Hoje é segunda!
xD

Fim de post: BH - My Room -Doug - [16:56]

Nenhum comentário:

Google